Está preparado para vender para esta geração?

MAS O QUE É GERAÇÃO Z?

Trata-se da geração digital, ou seja, nascidos no século XXI, que já cresceram com celulares, tablets, internet e todas as novidades tecnológicas que para muitos assim como eu, eram novidades e mudanças de paradigmas no comportamento e na maneira de se relacionar com as outras pessoas.

Esta geração representará 32% da população mundial em 2019, superando a geração conhecida como millennials, que responderá por 31,5%. As estatísticas são baseadas em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que utiliza 2000/2001 como divisão geracional.

Completarão 18 anos em 2019, o que significa que muitos entrarão na universidade, poderão votar e, principalmente serão os consumidores do momento. E um fato: Eles não conhecem um mundo que não seja digital!

Mesmo os que forem menores de 18 anos, têm muita influência no mercado e por isso que você tem que estar antenado com essa geração.

Se você tem um negócio que vende alimentos por exemplo, deve se preocupar o quão bonitos e interessantes os mesmos são para motivar estas pessoas a tirarem Selfies com os mesmos. Sim, tirarem Selfies. Imagine o número de pessoas que fazem parte de suas redes e que verão a foto postada e que se sentirão atraídas para conhecer o alimento mostrado e até fazer o mesmo.

Outra coisa que não pode ser esquecida é a presença de sua marca nas redes sociais, uma vez que esta geração não larga os celulares para nada, mesmo enquanto estão com outras mídias ligadas como a TV. Você tem que pensar nesse público e mostrar que está presente nas redes para que seja mantido em evidência. Promoções que fazem com que se compartilhe postagens ou se use determinada hashtag (#) também são estratégias para divulgar seus produtos, serviços ou empresa.

Pense bem. Você não pode perder estes 32% do mercado por não se dar por convencido que precisa se atualizar. Comece devagar, estudando e usando as redes sociais ou com uma ajuda profissional por meio de uma agência digital, mas comece.

Veja algumas características dessa geração conforme matéria divulgada pelo site Consumidor Moderno (https://www.consumidormoderno.com.br/):

1- Pragmáticos Estes jovens são realistas ao extremo, práticos e em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal (no campo emocional e sensorial). São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsá¡veis. Em resumo: vivem de forma pragmática. Essa característica são mais evidente ainda no Brasil pós-crise.

2 – Indefinidos para a Geração Z, o importante ´é não se definir. O “eu” é seu reino e seu lugar. Quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe. Hipervalorizam o próprio eu, e por isso, desconstroem os rótulos, valorizando a identidade fluida. Exaltam a individualidade, entendem a diferença. a geração dos amigues.

3 – Conversadores Um traço surpreendente dos novos jovens é que eles constroem e não rompem. Dialogam, entendem e agregam. São avessos á polarização, compreendem a diferença. O diálogo é a ferramenta e a rede, sreais Veja um jovem por volta de 18, 20 anos e você terá uma pessoa que se mostra por inteiro e sem máscaras. a primeira geração que vive a ressaca da vida em rede. A hiper exposição e polarização desmedida dos Millennials dá lugar á  espontaneidade e á  vivacidade. São autênticos e espontâneos, expõem suas fragilidades, intimidade explícita e valorizam a transparência.

4 – Comunaholics Os jovens transitam por múltiplas comunidades e gostam de fazer parte de diversos grupos. Não importa a ideologia ou a corrente de pensamento. Sempre há um ponto de conexão entre as pessoas. Por isso, são radicalmente inclusivos, têm grande poder de mobilização e seu interesse se conecta amplamente com a diversidade.

 

5 – Meme Thinkers Claro, uma geração que adotou um novo código universal, baseado em memes e emojis. Usam a linguagem por códigos para exercitar sua capacidade crítica com leveza e humor. Uma linguagem conectada com o agora com múltiplas referências, além de gigantesco poder viral.